cabelo
Além de evitar infecções, o manto protege a pele das agressões externas que estão no ar, como o pó, pólen, pêlos e sem proteção, estes agentes irritam a pele, causando dermatites (inflamações)
O must é cuidar dos cabelos quebradiços e frágeis com arginina. Todo dia aparecem novos produtos contendo o ingrediente, mas será que faz milagres? Vamos ver...
A arginina é um aminoácido. Os aminoácidos representam a menor unidade elementar na constituição de uma proteína. Estruturalmente, são formados por um grupamento carboxila (COOH), um grupamento amina (NH2) e um radical que determina um dos 20 tipos de aminoácidos. Os aminoácidos unem-se uns aos outros dando origem às ligações peptídicas que estruturam as proteínas. No corpo humano a arginina corresponde a aproximadamente 7 % entre todos os aminoácidos presentes. O cabelo é formado de uma proteína chamada queratina, portanto é um amontoado de aminoácidos, entre eles, um amontoado de arginina.
A arginina é um aminoacido considerado “essencial”, pois pertence ao grupo daqueles que não podem ser produzidos pelo corpo humano. Dessa forma, são somente adquiridos pela ingestão de alimentos, vegetais ou animais. As fontes naturais de arginina são o arroz integral, castanhas, avelãs, pipocas, uva-passa e trigo integral.
Por que os aminoácidos são importantes para o cabelo...
Diariamente, os cabelos são expostos a vários tipos de estresse. Alguns são induzidos por fatores ambientais, como a radiação UV, ou por tratamentos mecânicos com utilização de pentes, escovas, secadores, etc.
Há ainda o estresse causado por processos químicos na forma de tintura, permanente e descoloração.
A descoloração, por exemplo, não