Estetica
ARGILAS E ÓLEOS ESSENCIAIS
INTRODUÇÃO:
Muito embora a maioria das terapias alternativas sejam comprovadamente milenares, elas somente vêem sendo utilizadas nos tratamentos estéticos a cerda de poucos anos atrás. Quando os terapeutas resgatam as energias vitais em beneficio do uso estético.
Cromoterapia Aromaterapia Geoterapia Florais
AROMATERAPIA
René-Mauric Gattefossé, químico francês em 1964 foi o primeiro a utilizar o termo Aromaterapia, que seria a utilização de óleos essenciais para tratamento em males físicos, mentais e ou emocionais.
Desde então esta pratica vem sendo utilizada cada vez com mais sucesso e responsabilidade dos seus adeptos pelos seus efeitos fisiológicos de grande resultado e comprovação.
O aroma após ser inalado é capturado por cílios localizados no teto da cavidade nasal. Através destes cílios chegam aos nervos olfativos que, por sua vez, conduzem diretamente ao sistema límbico, onde é realizada uma varredura da memória e repassada em seguida para a hipófise.
A Hipófise distribuirá à outras glândulas estimulando assim, a produção de hormônios que irão influenciar diretamente a homeostase do organismo. Ocorre então a liberação de b-endorfinas, hormônios que são mediadores químicos do prazer e responsáveis pela sensação de bem-estar.
EXTRAÇÃO
O verdadeiro poder do uso dos óleos essenciais já esta comprovado, no entanto, para obter o resultado desejado é preciso que não só conhecer sua devida utilização, mas a qualidade do produto deve ser inquestionável. Sua qualidade depende da forma de cultivo da plantas aromáticas, forma de extração, embalagem e conservação.
• Vapor d’água – uma caldeira ferve a água que se torna em vapor e segue para um recipiente onde se encontra a planta. Lá devido ao calor os óleos essenciais evaporam junto com a água. Assim em outro recipiente eles se condensam novamente e