Estetica e historia da arte
Com a chegada dos jesuítas, no brasil iniciaram-se as primeiras manifestações artísticas na Bahia, Pernambuco, São Vicente, Paraíba, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
João Gonçalves Viana foi, provavelmente, o primeiro escultor que trabalhou no Brasil, por volta de 1550. Ele modelou algumas imagens religiosas em barro cozido, como a estátua de Nossa Senhora da Conceição, para a Matriz de São Vicente, em 1560. Nossa Senhora da Conceição
Durante o período chamado de "Brasil Econômico", a principal expressão artística era a arquitetura militar, pública e religiosa. O período de Maurício de Nassau é muito importante na história da cultura brasileira, devido à intensa atividade de um grupo de pintores ligados ao governador. Durante seu governo, viveram em Pernambuco artistas flamengos, holandeses e alemães conhecidos tradicionalmente como "os pintores de Nassau". Eles foram os primeiros em todas as colônias americanas a ousarem pintar temas não religiosos, tais como paisagens locais, natureza morta com as flores e frutas do Novo Mundo, indígenas e animais exótico.
ARTE NO BRASIL SÉCULO XVII e XVIII
O Barroco foi introduzido no Brasil pelos missionários católicos, jesuítas, beneditinos e franciscanos, a partir do início do século XVII e destacou-se na Arquitetura, Escultura e Pintura.
Na Arquitetura e Escultura, encontramos a espetacular obra de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Sua obra em talha, relêvos e estatuária e a extraordinária produção arquitetônica, como a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, demonstram claramente o apogeu que OBarroca alcançou no Brasil. Na Pintura, encontramos Manuel da Costa Ataíde, ou Mestre Ataíde, como o primeiro Pintor nacional a explorar a intensidade das cores e seus contrastes e a não se inibir em criar anjos negros e mulatos, como podemos notar na Pintura do teto da Igreja de São francisco de Assis de Ouro Preto. CRISTO AÇOITADO – PINTURA FEITA POR UM ÍNDIO