Estética e História da arte
Durante o período Neolítico, houve um aperfeiçoamento das pinturas rupestres, enfatizando a beleza das figuras geométricas, reproduzindo também a vida coletiva, pois neste período da História, o homem já havia se estabelecido em determinados lugares, e aperfeiçoado a agricultura e o cultivo da terra, e também a guarda e uso dos animais.
Estas conquistas de novas formas de sociedade produziu uma nova visão da arte, utilização de cerâmicas, não só para consumo, como também, enfatizando a beleza do trabalho ceramista, outro fato importante foi o aprendizado do homem nas técnicas de tecelagem e com o advento do fogo, o homem soube moldar as suas próprias armas e ferramentas.
Neste contexto, surgiu o conceito da beleza nos objetos retratados na pedra ou na cerâmica, vasos de cerâmica feito a mão, cozido ao sol ou sobre as brasas, eram uma parte fundamental desta nova forma de vida. No período Paleolítico, os homens eram nômades, portanto, os vasos não tinham grande utilidade, pois, estavam em constante movimento, já no Neolítico, com o estabelecimento do homem em lugares e moradias, estes povos ganharam muito com a invenção da cerâmica.
São também deste período a construção dos Dolmens ( Pedras cravadas no chão e uma grande pedra na horizontal), podemos assim dizer que foi um pequeno passo para a criação do conceito de Arquitetura, por mais rustico que possa parecer.
O conceito estético deste período mostrou o advento de figuras geométricas, encontrando figuras mais representativas da sugestão da beleza estética humana; na cerâmica houve também o advento de figuras geométricas, embelezando as peças produzidas.
Concluindo então que este período trouxe características na vida humana que perduram até os dias atuais.