estetica e historia da arte
Capivara no Piauí.
Suas pinturas mostravam os animais e pessoas do período em que vivia, além de cenas de seu cotidiano (caça, rituais, danças, alimentação, etc.), usavam sangue de animais, saliva, fragmentos de rochas, argila, etc. A arte rupestre brasileira, não é preservada devidamente. Apesar de tratar-se de um patrimônio histórico o descuido, queimadas, a ação de empresas de mineração, é uma ameaça a esse patrimônio.
ARTE RUPESTRE NO BRASIL
XIQUE-XIQUE, CARNAUBA DOS DANTAS, SERIDÓ-RN
XIQUE-XIQUE, CARNAUBA DOS DANTAS, SERIDÓ-RN
TOCA DO MORCEGO SERRA DA CAPIVARA
SERRA DA CAPIVARA
XIQUE-XIQUE, CARNAUBA DOS DANTAS, SERIDÓ-RN
ESTÉTICA E HISTORIA DA ARTE
ARQ. URB. 3° TERMO
ANA CAROLINE DE OLIVEIRA
ARTE INDÍGENA NO BRASIL
Arte indígena brasileira é a arte produzida pelos povos nativos do Brasil, antes e depois da colonização portuguesa, que iniciou-se no século XVI. Se destacam na arte da cerâmica, do trançado e de enfeites no corpo.
No entanto, a "arte" indígena difere pelo seu caráter tradicional (tende a seguir padrões herdados coletivamente) e seu forte utilitarismo (não é visto apenas como arte), o que permite distinguir os trabalhos de uma tribo das demais, e aproxima a sua arte do folclore.
As cores mais usadas pelos índios para pintar seus corpos são o vermelho (urucum), preto (jenipapo) e branco
(tabatinga). Através da pintura corporal algumas tribos dão festas em homenagem a seus deuses, cada grupo como guerreiros, nobres e povo, se pintam e se enfeitam diferentemente. Algumas pinturas chegam a serem bem elaboradas, algumas rompendo com as formas do corpo humano. ESTÉTICA E HISTORIA DA ARTE
ARQ. URB. 3° TERMO
ANA CAROLINE DE OLIVEIRA
ARTE JESUÍTICA NO BRASIL
A arte das missões jesuíticas demonstram como os jesuítas, junto com os indígenas, produziram uma arte que misturava elementos das duas culturas. Nas