ESTÉTICA E HISTORIA DA ARTE
2 º BIMESTRE 2014
Continuação da aula sobre Picasso (1º Bimestre)...
CUBISMO: Este movimento artístico tem seu surgimento no século XX e é considerado o mais influente deste período. Com suas formas geométricas representadas, na maioria das vezes, por cubos e cilindros, a arte cubista rompeu com os padrões estéticos que primavam pela perfeição das formas na busca da imagem realista da natureza. A imagem única e fiel à natureza, tão apreciada pelos europeus desde o Renascimento, deu lugar a esta nova forma de expressão onde um único objeto pode ser visto por diferentes ângulos ao mesmo tempo.
Picasso:
Fase azul - desencadeada pela morte de Casagemas (seu melhor amigo). É uma fase melancólica, retrata vida e morte em suas telas.
A morte de Casagemas
O velho guitarrista
Fase Rosa: após a fase azul, Picasso entra na fase rosa fase. É uma fase feliz, começam a aparecer as formas geométricas de forma ainda tímida, o arlequim aparece muitas vezes e o fundo não tem perspectiva.
Arlequim – Pablo Picasso
CUBISMO – GEOMETRIA – Indústria TEORIA DA RELATIVIDADE (Tempo-Espaço) – Vários pontos de vista, como uma forma de incorporar a 4ª dimensão.
Múltiplos pontos de vista (como se fossem vários retratos de um objeto, depois desmonta e remonta pegando fragmentos de vários em uma única imagem, como se fosse possível circular em volta do objeto).
A geometria dialoga com a indústria da 2ª R.I.
Mulher chorando – Mulher com pano/vela/coração/espelho frente ao rosto. O cabelo é única forma curva.
Lês Demoiselles d`AVIGNON – Divisão mulheres da esquerda e direita (Após mascaras africanas)
Fruteira e pão sobre a mesa (Natureza morta)
O cubismo se desdobra em duas partes:
a) Cubismo Analítico – Várias visão do que é representado
O violonista (Quase abstrato, se não houvesse título)
Garrafa de rum (Quase abstrato)
b) Cubismo Sintético – (Colagens)
1. Antes do Cubismo - Estou para olhando o objeto;
2. Cubismo