Esterilização
Tem-se como objetivo entender que antes da esterilização, é importante fazer a limpeza dos instrumentos. E que o processo de esterilização é de grande importância para evitar a transmissão de doenças para nossos clientes e funcionários.
Para a realização deste trabalho, serão utilizados como base de pesquisas, livros e sites da internet, que falam sobre o assunto em questão.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A esterilização é um processo que tem como objetivo destruir todas as formas de vida com capacidade de desenvolvimento durante os estágios de conservação e de utilização do produto. (NOGAROTO; PENNA, 2006) Segundo Oppermann; Pires (2003) existem várias empresas que terceirizam os serviços de esterilização, devendo assim ter o seu registro de funcionamento aprovado pelo órgão de vigilância sanitária. E no caso de terceirização dos serviços, o estabelecimento de saúde é responsável pela garantia dos processos realizados. Para as clinicas que optam por realizar a esterilização de artigos na própria unidade, deveram possuir área física adequada, de acordo com a RDC/Anvisa nº 50, de 21 de fevereiro de 2002. A esterilização por processos físicos podem ser através de calor úmido, calor seco ou radiação. (OPPERMANN; PIRES, 2003)
2 ESTERILIZAÇÃO POR CALOR ÚMIDO
O processo de esterilização de materiais que oferece maior segurança é o vapor saturado sob pressão, realizado em autoclaves. Neste equipamento, os microrganismos são destruídos pela ação combinada de temperatura, pressão e umidade que promovem a termo coagulação e a desnaturação das proteínas da estrutura celular. (NOGAROTO; PENNA, 2006) A preferencia se justifica por preservar a estrutura dos instrumentos metálicos e de corte, por permitir a esterilização de