Esterilizaçao
Há diversos termos, relacionados com o controle de microrganismos, que devem ser definidos para uma melhor compreensão dos processos e agentes empregados.
Esterilização é o processo de destruição,por meio de agentes químicos ou físicos, de todas as formas de vida presente num material. Desinfecção consiste na destruição, remoção ou redução dos microrganismos presentes num material inanimado. A desinfecção não implica na destruição de todos os microrganismos viáveis, porém elimina a potencialidade infecciosa do objeto,superfície, ou local de trabalho. Assepsia é o termo empregado para designar a desinfecção de tecidos vivos como a pele e mucosas.
Pasteurização é um processo que elimina microrganismos patogênicos de produtos como leite,vinho,cerveja, submetendo-os a temperatura de 62,8°C por 30 minutos, ou 71,7°C por 15 minutos.
A pasteurização não é um processo de esterilização uma vez que esporos e bactérias não patogênicas podem permanecer viáveis.
Sanitização é um termo usado em indústrias de alimentos e se refere ao processo de eliminação da maioria dos microrganismos em utensílios e equipamentos a fim de impedir a deterioração de alimentos ou transmissão de infecções por produtos alimentícios.
Há certos princípios básicos que devem a ser lembrados e que são aplicáveis a todos métodos de controle de microrganismos. Em primeiro lugar, o agente, seja ele químico ou físico, deve afetar diretamente os microrganismos. Além disso, o contato do agente com o microrganismo é facilitado pela limpeza da superfície, local,ou objeto a ser tratado.
Os