Influencia japonesa
Imigração Japonesa
Desde o sec XVII vivia isolado do mundo Agricultura produzia o suficiente para consumo,sem estoques No sec XIX há uma grande mecanização e abertura para o exterior Grande êxodo rural Japão superpovoado no sec XIX Incentivo a emigração para aliviar as cidades
Imigração Japonesa
Imigração de asiáticos foi praticamente proibida em 1890 Em novembro de 1907, o empresário Ryu Mizuno firmou um acordo com o Estado de São Paulo pelo qual seriam trazidos 3.000 imigrantes somente em 1908 chegou ao Brasil um grupo significativo disposto a estabelecer uma colônia.
Entre 1917 e 1940, vieram
164 mil japoneses para o Brasil.
2 de fevereiro de 1942, agentes policiais do DEOPS - Departamento Estadual de Ordem Pública e Social, acordaram os nipo-brasileiros residentes nas ruas Conde de Sarzedas e da rua dos Estudantes e, sem qualquer ordem judicial, avisaram que eles teriam que abandonar a área em 12 horas. Sem ter para onde ir, a maioria ficou. Entretanto, o mesmo se repetiu na noite de 6 de setembro, quando se deu um prazo de dez dias para os nipo-brasileiros se mudarem definitivamente da região.
Denominações
Isseis - Imigrantes Nisseis - Filhos Sanseis - Netos Yonseis - Bisnetos
Cultura
Religião
Os imigrantes japoneses eram na sua maioria budistas e xintoístas. Nas colônias japonesas houve a forte presença de padres brasileiros para catequizar os imigrantes. O casamento com pessoas católicas também contribuiu para o crescimento dessa religião na comunidade nipobrasileira. Cerca de 60% dos descendentes de japoneses no Brasil são católicos.
Agricultura
Os imigrantes japoneses aperfeiçoaram as técnicas agrícolas e de pesca dos brasileiros.É notável o seu trabalho na aclimatação ou desenvolvimento de vários tipos de frutas e vegetais antes desconhecidos no Brasil, no total trouxeram mais de 50 tipos de alimentos,entre os quais o caqui, a maçã Fuji, mexerica poncã e