Esteriliza o
É o processo empregado para eliminar microorganismos nas formas vegetativas e esporuladas das substâncias ou materiais. Nos hospitais e clínicas esse processo é realizado pelo Central de Material Esterilizado - CME.
O Que é CME?
A Central de Material Esterilizado é o conjunto de áreas destinadas à recepção, limpeza, preparo, esterilização, guarda e distribuição do material a todos os departamentos de um hospital. Compreende o serviço dentro do hospital que prepara, controla, prove e distribui os materiais esterilizados, requeridos por todas unidades e setores que prestam assistência ao paciente, e não exclusivamente do Centro Cirurgico.
A CME contribui em grande parte para o controle da Infecção hospitalar, portanto o trabalho realizado deve ser seguro, a equipe deve ser composta por profissionais capacitados por treinamento e supervisão constantes de enfermeiros, e que os princípios de técnicas assépticas devem ser rigorosamente seguidas.
A limpeza de um instrumental cirúrgico deve ser rigorosa, sendo uma das etapas mais importantes do processo de esterilização. Nessa etapa deve ser removida toda a sujidade, pois as cargas microbianas formam barreiras e protegem os microorganismos, impedindo que os agentes esterilizantes penetrem nos artigos, tornando as etapas subsequentes ineficientes e comprometendo a esterilização.
Segundo informe técnico n. 01/2009,11 o CC deverá realizar uma pré-limpeza do material e enviá-lo ao CME, onde deve ser imerso em água potável morna, com detergente, mantendo a solução em contato com o instrumental por, no mínimo, três minutos, ou conforme a orientação do fabricante. Após, deve-se friccionar a superfície externa de cada instrumental com uma esponja e escova, até a eliminação da sujidade visível. Após a lavagem, realizar o enxágue externo do instrumental, com água potável sob pressão.
A próxima etapa é a inspeção do material, pois se este não estiver efetivamente limpo deve-se repetir o processo de lavagem. Além