ATPS
O planejamento está voltado para o futuro da empresa, sem ele a empresa fica perdida no caos. O planejamento determina o que se deve fazer, como fazer, quando fazer e quem deve fazer.
Já o controle é feito para verificar o que esta sendo feito conforme o que foi planejado e organizado, conforme as ordens dadas, para identificar os erros e não cometê-los mais.
O planejamento seria a primeira etapa e o controle a ultima. Então seria esta sequencia: PLANEJAMENTO- ORGANIZAÇÃO- DIREÇÃO- CONTROLE.
Então é mais ou menos assim, se a empresa é produtora de bens ou mercadorias, por exemplo, o PCP planeja e controla a desses bens ou mercadorias, cuidando das matérias primas necessárias, da quantidade de mão de obra, das maquinas e dos equipamentos e do estoque de produtos acabados disponíveis no tempo e no espaço para a área de vendas efetuarem as entregas aos clientes.
Existem e alguns princípios que são fundamentais no PCP, a seguir:
Com relação ao planejamento:
Princípio da definição do objetivo: Precisa- se definir claramente o objetivo para que o princípio possa ser alcançado, sendo assim, o planejamento precisa ser claro e conciso.
Princípio da flexibilidade do planejamento: Como em tudo podem haver alterações e se refere ao futuro, este princípio faz com que haja certa flexibilidade e adaptação caso surjam situações que podem sofrer alterações imprevistas.
Com relação ao controle:
Princípio do objetivo: Contribui indicando erros ou falhas em tempo hábil para permitir ação corretiva oportuna.
Princípio da definição dos padrões: Os padrões precisam ser bem definidos, geralmente ainda no planejamento, antes da execução dos trabalhos e devem servir de critério para o futuro desempenho.
Princípio da exceção: Neste princípio Taylor dizia que não se