Esteriliza O Resumo
Conceito- esterilização é o processo de destruição ou eliminação total de todos os microrganismos na forma vegetetiva e esporulada, através de agentes físicos ou químicos. o mais antigo e mais conhecido agente esterilizante é o calor. O vapor e o calor são os meios clássicos de esterilização, tendo sido utilizado desde o princípio da história da transmissão de doenças. O calor seco é relativamente lento. Necessita de altas temperaturas para sua aplicação. Entretanto, o calor seco penetra em todos os materiais. Para esterilização por calor seco, utilizamos a estufa ( forno de Pasteur ), sob uma temperatura de 160ºC - 170ºC por 75 minutos.
A outra forma de esterilização é o calor úmido, através do vapor. Este processo é mais rápido, sendo necessário o tempo de 20 minutos a uma temperatura de 121º C, utilizando - se o autoclave.
A esterilização química é utilizada para materiais que não suportam a altas temperaturas empregadas nos processos a vapor e calor seco. O principal produto químico usado é o glutaraldeído ( cidex ).
Conceito- desinfecção é um processo de destruição de agentes infecciosos em forma vegetativa, potencialmente patogênicos, existentes em superfícies inertes. A desinfecção pode ocorrer com a aplicação de meios físicos ou químicos. Conceito- assepsia é o processo pelo qual se faz a descontaminação de estruturas vivas, antes de qualquer intervenção cirúrgica. A assepsia é feita nas mãos do profissional através da lavagem e uso de soluções antissépticas, e no paciente, na área que será operada.
Conceito- limpeza é o procedimento antimicrobiano de remoção de sujidades e detritos para manter em estado de asseio os materiais e superfícies. Os materiais contaminados devem ser imersos em solução desinfetante antes de serem lavados. A operação de limpeza, propriamente dita, compreende escovação com água e sabão, fricção, esfregação, enxagüe e secagem.
O USO DA