Biossegurança
Resumo: Biossegurança
Biossegurança é o conjunto de medidas voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços resultantes de uma exposição a um agente de risco.
A biossegurança deve ser como área de conhecimento técnico e científico; sua aplicabilidade é diretamente proporcional ao envolvimento de todos os atores envolvidos no processo; exige mudança de cultura e atitude sobre o processo de trabalho e baseada no conceito de contenção (métodos de proteção aos profissionais).
Paramentação: corresponde a troca de vestes rotineiras por vestimentas adequadas antes do ato cirúrgico sendo estes acessórios previamente esterilizados. A paramentação diminui ao máximo a presença de bactérias no ambiente por criar uma barreira entre superfícies contaminadas e o campo cirúrgico. Equipamentos de Proteção Individual (EPI): Restringe-se à proteção dos profissionais de saúde e a redução do risco de transmissão de microorganismos. Roupas: Antes de entrar no centro cirúrgico, toda equipe deve trocar de roupa a fim de impedir a veiculação de bactérias.
Gorros e Máscaras: O gorro previne a queda de cabelo e a dispersão de partículas carregadoras de bactérias. A máscara evita a liberação de microorganismos do nariz e da boa ao falar, tossir ou respirar. Cobertura completa do nariz, boca e regiões laterais.
Aventais, Sapatilhas: podem ser totalmente impermeáveis ou com resistência a líquidos. Usa-se as sapatilhas (pro-pé) afim de prevenir a contaminação dos microorganismos que também são carregados nas solas dos sapatos e podem ser liberados no ambiente. Luvas: estabelecem uma barreira impermeável para proteger o paciente e o profissional. Esterilização: é o processo que promove completa eliminação ou destruição de todas as formas de microorganismos presentes: vírus, bactérias, fungos, protozoários, esporos, para um