Preparo de soluções
Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico
Departamento de Química
Química Industrial
MICROBIOLOGIA
AUTOCLAVE
Aluna: Nathália Noemi Macedo Sportelle
Contagem Março/ 2014
1.0 RESUMO:
Nessa prática realizamos a esterilização de vidrarias como placas de petri pelo método da autoclave que esteriliza vidrarias com precisão, porém é um equipamento que deve ser usado com cuidado, pois é muito delicado e perigoso se for usado de forma ruim. Vidrarias e até mesmo placas de plástico podem ser esterilizados nesse equipamento que deve ser usado até mesmo antes do descarte de certos materiais como plástico.
2.0 INTRODUÇÃO:
A autoclave e suas partes:
A autoclave é um aparelho muito utilizado em laboratórios de pesquisas e hospitais para a esterilização de materiais. O processo de autoclavagem consiste em manter o material contaminado em contato com um vapor de água em temperatura elevada, por um período de tempo suficiente para matar todos os microorganismos. A autoclave é formada por um cilindro metálico resistente, vertical, onde geralmente fica a resistência que aquecerá a água. Possui uma tampa que apresenta parafusos de orelhas e permite fechá-la hermeticamente. Em cima da tampa estão a válvulas de segurança e de ar. Apresenta também uma chave de comando para controlar temperatura e um registro indicador de temperatura e pressão.
Para que é usada:
Para esterilizar materiais, ou seja, tornar seu uso seguro pela “remoção” de microorganismos. Nessa prática a autoclave foi usada para esterilizar placas de petri de vidro e de plástico contaminadas. Como a autoclave se utiliza do vapor quente, o plástico se derrete e a autoclave nessa situação serve somente para esterilizar para o descarte já que as placas de petri de plástico não podem ser descartadas quando contaminadas.
No caso das placas de vidro depois de esterilizadas na autoclave são