Estequiometria
1. Introdução O termo Estequiometria vem da junção dos termos gregos stoicheion (constituintes elementares) e metron (medida), o que define bem a lei das proporções elaborada por Proust: “Uma determinada substância apresenta sempre uma proporção fixa de massa entre seus elementos constituintes”, em outras palavras, a soma da massa dos reagentes é igual à soma da massados produtos. A estequiometria consiste em estudar e determinar as relações quantitativas que são participativas de uma reação química, ou seja, permite determinar as proporções (quantidade de mols, átomos, moléculas, a massa e o volume – no caso de substâncias no estado gasoso) entre os elementos e substâncias que estão reagindo para obtenção dos produtos. Já a Lei de Lavoisier fala que "Desde que uma reação química seja realizada dentro de um sistema fechado, não se observa variação de massa no processo”, ou seja, a massa é conservada quaisquer que sejam as modificações químicas e/ou físicas que a matéria sofra: na natureza, nada se cria e nada se perde. Tudo se transforma. O objetivo desse relatório é verificar a Lei da Conservação de Massa de Lavoisier e a Lei das Proporções Definidas de Proust a partir de experimentos. Com base nas leis, realizar cálculos tomando como base a equação balanceada da reação.
2.PARTE EXPERIMENTAL
2.1 Materiais e reagentes
03 tubos de ensaio
02 béqueres
Pequenas bolinhas de palha de aço
Sulfato de cobre
Hidróxido de sódio
2.2 Procedimento 1
Enumerou-se três tubos de ensaio. Foram feitas duas bolinhas da palha de aço, sendo acrescentadas no tubo 1 e 2. Adicionou-se 20 gotas de sulfato de cobre no tubo 1 e 40 gotas no tubo 2 e 3. Os tubos foram tampados e agitados. Observou-se e foi anotada a reação.
2.3 Resultados e Discussão
Nesse experimento, pode-se notar que a solução em que foram colocadas as 20 gotas de sulfato de cobre, perde sua cor azul, ficando amarelada. Já a solução do tubo em que foram