Estequiometria
A palavra estequiometria (ou reação química) vem do grego Stoikheion (elemento) e metriã (medida de metron). Estequiometria é o cálculo que permite relacionar quantidades de reagentes e produtos, que participam de uma reação química com o auxílio das equações químicas correspondentes é usado com frequência em termo dinâmica para referir-se a mistura perfeita de um combustível e um ar.
A estequiometria baseia-se na lei da conservação das massas e na lei das proporções definidas (ou lei da composição constante), e na lei das proporções múltiplas. Em geral, as reações químicas combinam proporções definidas de compostos químicos. Já que a matéria não pode ser criada ou destruída, a quantia de cada elemento deve ser a mesma antes, durante e após a reação. Por exemplo, a quantia de um elemento A no reagente deve ser igual à quantia do mesmo elemento no produto.
Objetivos
Verificar a Lei da conservação das Massas (Lavoisier);
Verificar a Lei das Proporções Definidas (Proust);
Por meio de cálculos estequiométricos, calcular o teor de bicarbonato de sódio (NaHCO3) em um comprimido efervescente a partir da massa de dióxido de carbono (CO2) produzido.
Materiais E Reagentes
Bastão de vidro;
Béquer de 250 mL;
Proveta de 100 mL;
Vidro de relógio;
Pisseta com água destilada;
Balança semi-analítica;
Envelope de comprimido efervescente contendo (bicarbonato de sódio e não carbonato de sódio).
Procedimento Experimental
Com o auxilio de uma pisseta, colocou-se 80 mL de água destilada em uma proveta, transferiu-se água para o béquer; Em seguida, colocou-se o béquer com água na balança semi-analítica coberto com um vidro de relógio, juntamente com um envelope do comprimido efervescente fechado; Anotou-se a massa e chamou-a de m1; Em seguida, retirou-se o material da balança semi-analítica. Feito isso abriu-se o envelope do comprimido efervescente com cuidado para que não amassasse muito a embalagem , e o adicionou lentamente na água que estava