estequiometria
Relatório VI
Estequiometria
Juazeiro do Norte
2013
Estequiometria
Professor: Rodrigo Lemos
Juazeiro do Norte
Abril 2013
Resumo 2
Realizamos no laboratório cálculos para descobrir o rendimento experimental, utilizamos a reação NaHCO3 + HCL→NaCl + H2O + CO2↑. Aprendemos a formular a reação e desvendar a quantidade do composto em questão no caso CO2 ao adicionarmos bicarbonato de sódio envolvida no experimento. Descobrindo-se a quantidade de mols e relacionando-os com a quantidade já existente tem-se o valor que queremos obter para os próximos cálculos.
A base para esse experimento esta no rendimento teórico, onde pesa-se na balança os matérias, observa-se os dados e continua a calcular o que devemos saber depois que ocorrer a reação é a quantidade do reagente NaHCO3 menos o peso do sistema da reação final ou seja M1 -M2.
Introdução: 3 A estequiometria baseia-se na lei da conservação das massas e na lei das proporções definidas (ou lei da composição constante), e na lei das proporções múltiplas. Em geral, as reações químicas combinam proporções definidas de compostos químicos. Já que a matéria não pode ser criada ou destruída, a quantia de cada elemento deve ser a mesma antes, durante e após a reação. Por exemplo, a quantia de um elemento A no reagente deve ser igual à quantia do mesmo elemento no produto.
A estequiometria é usada frequentemente para balancear equações químicas.
É o cálculo que permite relacionar quantidades de reagentes e produtos, que participam de uma reação química com o auxílio das equações químicas correspondentes.
Objetivo: