Estequiometria de reações
A química faz parte das ciências físicas o que significa que ela utiliza procedimentos quantitativos além dos conceitos qualitativos. A predição das massas de substâncias e volumes de soluções envolvidos em reações é um dos procedimentos quantitativos mais fundamentais em quimica.
Para saber a quantidade de produto esperada em uma reação ou quanto de reagente utilizar precisa-se analisar o lado quantitativo das reações quimicas, chamado de estequiometria das reações.
De acordo com a Lei da conservação das massas, em uma reação quimica, a massa, os átomos e as cargas se conservam. A relação de massas de uma reação pode ser determinada ao conhecer a relação molar e a massa molar das espécies presentes.
2. OBJETIVO
Determinar a relação estequiométrica de uma reação entre nitrato de chumbo e iodeto de potássio com formação de precipitado utilizando a altura do precipitado para fins estequiométricos já que esta é diretamente proporcional à massa.
3. METODOLOGIA
4.1. Materiais: * Estante para tubos de ensaio (1). * Pipeta graduada de 10 mL (1). * Tubos de Nessler 18 x 150 mm (6). * Bastão de vidro (1). | * Papel Milimetrado (1). * Régua graduada em milímetros (1). * Béquer de 50 mL (2). | 3.2. Reagentes: * Solução de Pb(NO3)2 0,5 mol/L ( 30 mL); * Solução de KI o,5 mol/L (30 mL).
3.3. Procedimentos:
3.3.1. Procedimento 1:
Colocou-se em uma estante 6 tubos de Nessler e em cada um deles foram adicionados 3,0 mL de solução de Pb(NO3)2 0,5 mol/L. Após, foram adicionados aos mesmos tubos, respectivamente 1,5; 3,0; 4,0; 6,0; 9,0 e 12 mL da solução de KI 0,5 mol/L. Cada tubo foi misturado com um bastão de vidro e deixado em repouso por 15 minutos. Foi medida a altura do precipitado formado em cada tubo e descartado o resíduo em local apropriado. Preencheu-se a tabela presente em resultados e discussão e houve a construção de um gráfico com a variação da altura do precipitado em função do volume da