Reações Químicas e Estequiometria
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL
TURMA: FARMÁCIA
PROFESSOR: ERIC GALVÃO PARANHOS DA SILVA
COMPONENTES DO GRUPO:
LUARA XAVIER SENA
VANESSA MACHADO SOARES
SÃO MATEUS – 12/05/2011
1 - OBJETIVOS
Distinguir fenômeno físico de fenômeno químico;
Compreender o que vem a ser uma reação química;
Visualizar e caracterizar alguns tipos de reações químicas;
Compreender a importância da estequiometria e verificar a estequiometria de uma reação química.
2 - INTRODUÇÃO
Para a manutenção da vida ocorrem a todo o momento vários fenômenos na natureza, entre eles estão os fenômenos físicos e os fenômenos químicos.
Os fenômenos físicos são aqueles em que as substâncias permanecem as mesmas após transformações, um copo de vidro quebrado, por exemplo, continua com as mesmas propriedades que possuía antes do fenômeno ocorrido, assim como uma folha rasgada.
Enquanto os fenômenos químicos, também denominados como reações químicas, são caracterizados pela formação de novas substâncias a partir de substâncias originais que passaram por transformações. Para exemplificar esse tipo de fenômeno pode-se citar a formação de ferrugem num pedaço de palha de aço, o apodrecimento dos alimentos ou até mesmo a queima de gás num fogão, isto é, existem várias reações químicas presentes no cotidiano.
Essas reações químicas podem ser divididas em dois grupos: as reações que ocorrem com transferência de elétrons e as que ocorrem sem transferência de elétrons. Além disso, podem ser classificadas a partir da relação entre o número de substâncias que reagem e o número de substâncias produzidas, entre essas classificações estão reação de: decomposição, combustão, análise, síntese, deslocamento, complexação e oxi-redução.
As substâncias presentes inicialmente em um sistema e que se transformam em outras devido à ocorrência de reação química são denominadas reagentes, aquelas que são