Estequiometria de reação e filtração simples e à vácuo
CAMPUS DIADEMA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
DISCIPLINA: QUÍMICA DAS TRANFORMAÇÕES EXPERIMENTAL
EXPERIMENTO Nº 2
Estequiometria de reação e filtração simples e a vácuo
Diadema
Objetivos
O experimento tem como objetivo aplicar os conceitos aprendidos em aula sobre estequiometria relacionada com reagente limitante e o rendimento teórico e observado. Além de também referir-se a ácido e base, já que se procede a uma reação de neutralização. Desta forma trata-se do intuito de se obter o sal
Resumo
Neste experimento foi preparada uma solução de ácido nítrico e adicionado lentamente o hidróxido de potássio, a fim de se obter o sal nitrato de potássio e água. Com a diluição dos reagentes, observa-se que a base é um reagente limitante, devido ao caráter ácido medido. Realizou-se dois procedimentos de filtração, primeiramente por papel pregueado, a fim de reter as impurezas e depois de resfriada a solução, prosseguiu-se com a filtração a vácuo para obter o sal cristalino. Deixou-se o sólido na estufa para ser calculado no próximo laboratório o rendimento real, e comparar com o teórico.
Introdução
A preparação do foi realizada por uma reação de neutralização. A neutralização ocorrecom a mistura de base e ácido, de modo que o pH do meio é neutralizado formando sal (no caso) e água. Para a preparação de fez-se uso dos conceitos de estequiometria e de reagente limitante.
A estequiometria é uma ferramenta essencial na química. Problemas tão diversos como medir a concentração de ozônio na atmosfera e avaliar diferentes processos para converter carvão em combustíveis gasosos são solucionados com tal ferramenta. A estequiometria é baseada em entendimento de massas atômicas e em um princípio fundamental, a lei da conservação da massa: A massa total de uma substância presente ao final de uma reação química é a mesma massa total do início da reação. (BROWN, 2005)
Ao analisar a