Relatório
RELATÓRIO
Disciplina: Química Experimental Turma:1
Experiência: Reação de Precipitação.
• TÍTULO
Reação de precipitação.
• OBJETIVO
Fazer a reação de precipitação e quantificar à mesma e quanto do precipitado foi formado, através de pesagens do papel filtro com o precipitado.
• RESUMO
Fazer uma solução e filtrar a mesma, em seguida, pesar o papel de filtro com o precipitado.
• INTRODUÇÃO
Um precipitado pode ser formado ao misturarmos duas soluções aquosas na forma iônica. O precipitado sólido é formado quando a concentração destes íons em solução tiver uma quantidade suficiente para superar a produção da solubilidade do precipitado que se formará a uma determinada temperatura.
Na verdade a reação de precipitação é o inverso da dissolução de um sal pouco solúvel (precipitado) que apresenta um produto de solubilidade bastante baixo a uma determinada temperatura.
A reação de precipitado e a sua dissociação em solução aquosa nada mais são do que um mesmo equilíbrio químico da solubilidade.
Por exemplo, PbI2 precipitará quando são misturadas as solução aquosas de PbNO3 e KI em suas formas iônicas. Em outras palavras a reação de dissociação se processará na direção reversa da direita para a esquerda.
Reação de precipitação:
Pb2+(aq) + 2I- (aq) → PbI2(s)
Reação de dissociação:
PbI2(s) → Pb2+(aq) + 2I- (aq)
• DESENVOLVIMENTO:
MATERIAIS UTILIZADOS:
Balança Analítica; Suporte Universal; Estufa; Baqueta; Dessecador; Proveta; Papel Filtro; Angola; Funil Analítico; Proveta; Béquer; Pisseta; Vidro Relógio; Papel Filtro; Enlermeyer.
REAGENTES UTILIZADOS:
Cromato de