esteiras
Neste trabalho, abordaremos os principais equipamentos utilizados na movimentação de materiais, ressaltando suas classificações e aplicações no meio industrial.
1. SISTEMAS DE MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS
Existe no mercado uma ampla variedade de máquinas de transportes de materiais, as quais diferem em tamanho, volume e forma de aplicação. Diversas classificações para essas máquinas são encontradas na literatura, porém, podemos dividi-las em quatro sistemas básicos, conforme a atividade funcional que neles será aplicado: sistemas de transportadores contínuos, sistemas de transportadores descontínuos, veículos industriais e equipamentos de elevação e transferência.
1.1. SISTEMAS DE TRANSPORTADORES CONTÍNUOS
São mecanismos destinados ao transporte de granéis e volumes em percursos horizontais, verticais ou inclinados, fazendo curvas ou não e com posição de operação fixa. São formados por um leito, onde o material desliza em um sistema de correias ou correntes sem fim acionadas por tambores ou polias. São utilizados onde haja grande fluxo de material a ser transportado em percursos fixos. Podem-se citar como exemplos os seguintes sistemas:
• Esteiras transportadoras: São equipamentos de ampla aplicação, podem ser de correia, fita ou de tela metálica utilizadas geralmente para grandes quantidades de material. As fitas metálicas podem ser feitas de aço carbono, aço inoxidável e aço revestido por borracha. Nas