Este Profissional Ocupa Um Lugar Especial No Mercado De Trabalho
Portanto, o atual cenário exige do profissional uma visão crítica desta realidade, buscando apreender os processos de mudanças sociais e assim, identificar novaspossibilidades de intervenção profissional, procurando sempre o objetivo de materializar o projeto ético-político. A reconceitualização da profissão do Assistente Social:
A partir da década de 1960 até hoje, o Serviço Social fundamenta sua teoria e conceito em ciências sociais, para inserirem-se nos fenômenos em transição, procurando capacitar pessoas para contribuir nas políticas sociais.
A trajetória na profissão foi marcada pelo desafio constante de provar que o trabalho da assistente social era uma profissão e que suas atividades compreendiam algo mais do que as pessoas pensam, que é fazer sempre caridade.
A construção teórica do Serviço Social no Brasil tem sido rica para a compreensão da profissão em seus limites e possibilidades, desvendando aspectos fundamentais para fazer avançar o processo teórico-metodológico do Serviço Social.
Teorização do Serviço Social: Documento Alto de Boa Vista no Rio de Janeiro:
O Serviço Social tem suas origens vinculadas à doutrina da igreja católica, e está relacionado àsprofundas transformações econômicas e sociais que a sociedade brasileira atravessou e atravessam.
Na década de 60, os assistentes sociais organizaram vários encontros, para por em pauta assuntos de grande interesse para a categoria. Surgiram então os primeiros passos para o “movimento de reconceituação”, e foi marcada por analises criticas ao Serviço Social tradicional, gerando críticas, contestações e questionamentos, onde as escolas passaram a incluir nos currículos o ensino ao desenvolvimento de comunidade.