PEDAGOGO
E preciso ter capacidade de planejamento e execução de planos, dinamismo, além de saber comunicar e transmitir ideias. Para atuar como pedagogo, é indispensável que o profissional possua o ensino superior em pedagogia que tem duração de quatro anos. Para se especializar em na área de educação, o profissional pode optar por cursos como:
Especialização em administração escolar,
Especialização em formação de recursos para educação infantil,
Especialização em educação especial- deficiência,
Mestrado em educação escolar.
Uma das características mais importante para o pedagogo é a capacidade de gerenciamento da formação continuada. Dentre as atividades do pedagogo destaca-se administração escolar, onde realiza estudos e pesquisas nas áreas á educação e coordenação de cursos visando ao aperfeiçoamento do ensino.
Administração escolar: gerenciar estabelecimentos de ensino, supervicionando recursos humanos, materiais e recursos financeiros necessários ao funcionamento.
Educação especial: desenvolver material didático e lencionar para crianças e adultos portadores de alguma deficiência.
Orientação educacional: Orientar e ajudar estudantes no processo de aprendizagem com uso de métodos pedagógicas e psicológicas.
Ensino: lencionar no ensino fundamental ou médio e, com pós - graduação no ensino universitário.
Supervisão educacional: Orientar e avaliar professores e educadores visando a qualidade do ensino.
A história da educação e da formação de profissionais habilitados para ensinar, no Brasil, começou com os Jesuítas, ordem religiosa que veio juntamente com os colonizadores na tentativa de catequizar os índios.
Em 1934, Anísio Teixeira