Estatística
Introdução a Inferência
Disciplina: Estatística Aplicada Introdução
Inferência estatística é um processo de raciocínio indutivo, em que se procuram tirar conclusões indo do particular, para o geral. É um tipo de raciocínio contrario ao raciocínio matemático, é essencialmente dedutivo. Ou seja, consiste no processo de transferir conclusões obtidas numa amostra para uma população.
Utiliza-se a inferência estatística quando se pretende estudar uma população, estudando só alguns elementos dessa população, ou seja, uma amostra. Serve para, a partir das propriedades verificadas na amostra, inferir propriedades para a população.
O objetivo da inferência estatística é produzir afirmações sobre dada característica da população, na qual estamos interessados, a partir das informações colhidas de uma parte dessa população.
Referencial Teórico
* O que é uma população?
É o conjunto de todos os elementos ou resultados sob investigação. Ex: altura (em cm) dos alunos, notas obtidas em português no 1º período. * O que é uma amostra?
Conjunto de dados e observações, recolhidos a partir de um subconjunto da população, que se estuda com o objetivo de tirar conclusões para a população de onde foi recolhida. * Como selecionar uma amostra? * A maneira de se obter uma amostra é tão importante e existem tantas formas de fazê-la, que essesprocedimentos constituem uma especialidade dentro da Estatística, conhecida como * Técnicas de Amostragem * A maneira de se obter uma amostra é tão importante e existem tantas formas de fazê-la, que essesprocedimentos constituem uma especialidade dentro da Estatística, conhecida como * Técnicas de Amostragem * A maneira de se obter uma amostra é tão importante e existem tantas formas de fazê-la, que essesprocedimentos constituem uma especialidade dentro da Estatística, conhecida como * Técnicas de Amostragem
A