Estatística
Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planejamento, a sumarização e a interpretação de observações. Dado que o objetivo da estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, alguns autores sugerem que a estatística é um ramo da teoria da decisão.
Devido às suas raízes empíricas e seu foco em aplicações, a estatística geralmente é considerada uma disciplina distinta da matemática, e não um ramo dela
Exemplo 1:
Ao chegarmos a uma churrrascaria, não precisamos comer todos os tipos de saladas, de sobremesas e de carnes disponíveis, para conseguirmos chegar a conclusão de que a comida é de boa qualidade. Basta que seja provado um tipo de cada opção para concluirmos que estamos sendo bem servidos e que a comida está dentro dos padrões.
2.
Um dado estatístico é a representação numérica ou quantitativa de um fato, fenômeno ou ocorrência. Na pesquisa ou no ensino da Geografia, o levantamento dos dados estatísticos é uma das primeiras e mais importantes etapas por tratar-se de um instrumento valioso para o conhecimento da realidade.
Na pesquisa social ou na investigação do meio físico, existem diferentes critérios e maneiras de classificarmos os dados estatísticos.
EXEMPLO:
Atividade 2
E no lançamento de dois dados, quantas são as possibilidades que podem acontecer?
Resolução: Dois dados, cada um com 6 lados, se verificarmos todas as possibilidades temos 36, conforme o “Princípio Fundamental de Contagem”: 6 x 6 = 36 possibilidades.
População
Em termos estatísticos, define-se população - ou "universo" de dados - como sendo o conjunto dos elementos que tem alguma característica em comum que