ossos
Exemplos de osso frontal
Exemplo de osso temporal
Exemplo de osso etmóide
Exemplo de osso esfenóide
OSSOS DA FACE
Lacrimal
Zigomático
Maxila
Palatino
Mandíbula
Concha nasal inferior
Vômer
Nasal
OSSO DO TORÁX
Esterno
Costelas
COLUNA VERTEBRAL
CARACTERISTICAS GERAIS
Características regionais
.cervical
.torácica
.lombar
CARACTERISTICAS INDIVIDUAIS
.Atlas (C1)
Áxis (C2)
7ª vértebra cervical (C7)
12ª vértebra torácica
OSSOS DO MEMBRO SUPERIOR
.cintura escapular
.metacarpo
Cintura pélvica
Ossos do pé
Tarso e metatarso
o intuito de buscar compreender as transformações ocorridas na assistência de Enfermagem no Brasil, no período de 1950 a 1990, um grupo de pesquisadoras empenhou-se em tal tarefa de investigação, procedendo o resgate de depoimentos pessoais (através da obtenção de memórias vivas) de enfermeiros. Dada a amplitude de abrangência e perspectivas envolvidas por tal região de inquérito o grupo optou por delimitá-la, numa primeira instância, ao Universo de um hospital escola.
Tal escolha justifica-se pelo fato de ser, sobretudo neste contexto, que as inovações tiveram ao longo destas décadas o ambiente propício para suas implantações, devido a sua vinculação às Escolas de Enfermagem estaduais e atuação efetiva, direta e indireta, das lideranças intelectuais da profissão.
Em trabalho retrospectivo realizado, pelo referido grupo relativo à década de 50 apreendeu-se que esta foi uma década marcada por intensas e profundas transformações da sociedade como conseqüência da Revolução Industrial do século XVIII. Estas mudanças atingiram também a Enfermagem já sobejamente carregada das marcas e influências da década antecedente. A profissão de Enfermagem absorveu o pensamento funcionalista, adotando uma tendência administrativa, voltada para a divisão de trabalho com