Estatística
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
Departamento de Administração
ESTATÍSTICA III
Base de Dados 6: Setores
1. Apresentação da Base de Dados
A base de dados disponibilizada para o trabalho nos mostra alguns resultados (vendas, lucro líquido, variação do lucro líquido, ativo total, exigível total, disponível, lucro líquido/ativo) de três setores de infraestrutura brasileiros (energia elétrica, telecomunicações e siderurgia) divididos por anos.
2. Teste Binomial (Distribuição Binomial)
No teste binomial desta base de dados foi considerado como população os 118 resultados de lucro líquido do setor de energia elétrica, em que 66 vezes foi apresentado lucro positivo e 52 vezes o lucro foi nulo ou negativo (prejuízo). Portanto, na variável escolhida “lucro líquido”, foi considerado como sucesso o lucro (x1 = lucro), que tem proporção de 56%; e como fracasso o não lucro (x0 = não lucro), que tem proporção de 44%.
Levando-se em consideração uma amostra de 35 eventos aleatórios, 25 apresentaram lucro positivo (sucesso) e 10 não apresentaram (fracasso). Com base nestes dados, foi feito um teste de hipótese com nível de significância de 0,05 (α = 0,05) para testar se em uma amostra desta população haverá pelo menos 25 eventos de sucesso (H0: p = 0,5; H1 = p > 0,5).
De acordo com a fórmula de probabilidade de obter valores maiores ou iguais ao valor observado (n = 35, x = 25, p = 0,56), teríamos P(x ≥ 25) = 0,044854 ([=DISTR.BINOM(numero_s;35;0,56;FALSO no excel]]. Portando, a probabilidade de ocorrer lucro 25 vezes ou mais é de 4,48% (0,044854 < 0,05), então rejeitamos H0; também podemos notar que o gráfico da distribuição binomial se assemelha a uma normal por ter o n > 30.
2. Teste Qui-Quadrado
No teste Qui-Quadrado consideramos a amostra de resultados das empresas do setor de Energia Elétrica em quatro anos, a variável escolhida para aplicar o teste foi a