Estatística
Andreia Andrade Aguiar
Título do Trabalho
São Paulo
2014
Universidade São Judas Tadeu
Andreia Andrade Aguiar
Título do Trabalho
“Pesquisa realizada pelo curso de psicologia da USJT, como parte dos requisitos para avaliação final da disciplina estatística”,
Professora: Cláudia Borin
Dr. Marcelo de Almeida Buriti
São Paulo
2014
Sumário
Introdução
O que é energia?
A energia é tudo o que produz ou pode produzir ação, podendo por isso tomar as mais variadas formas: Energia mecânica, calorífica, gravítica, eléctrica, química, magnética, radiante, nuclear, etc. É tudo energias.
A energia não se cria nem se destrói apenas se transforma, da qual o homem pode aproveitar e extrair da natureza e sem a qual não consegue viver. Durante muito tempo só o ouro e as pedras preciosas eram considerados riqueza, hoje são os recursos energéticos que determinam a riqueza dos países, mas o consumo de energias foi tão devastador, que aumentará cerca de 46% até 2010 que levará á sua existência apenas algumas dezenas de anos. Presentemente 85% de energia gasta em todo o mundo provêm do petróleo e do carvão. O petróleo para além de esgotável a breve prazo é prejudicial ao ambiente. O carvão é mais abundante do que o petróleo (tem reservas para mais de 200 anos), mas é ainda mais poluente, do que o petróleo.
O gás é menos poluente, mas o seu transporte quer em pipeline quer em navios – tanque é muito dispendioso.
O que é energia elétrica?
Energia elétrica é uma forma de energia baseada na geração de diferenças de potencial elétrico entre dois pontos, que permitem estabelecer uma corrente elétrica entre ambos. Mediante a transformação adequada é possível obter que tal energia mostre-se em outras formas finais de uso direto, em forma de luz, movimento ou calor, segundo os elementos da conservação da energia.
É uma das formas de energia que a humanidade mais utiliza na