economia
Engenharia Elétrica
Disciplina: Economia
Resumo dos Capítulos 2 e 3.
Anhanguera Educacional
ANO 2014
Capitulo 2 --------------------- Evolução do Pensamento Econômico
1. Introdução
Existe consenso de que a teoria econômica, de forma sistematizada, iniciou-se quando foi publicada a obra de Adam Smith A riqueza das nações, em 1776. Em períodos anteriores, a atividade econômica do homem era tratada e estudada como parte integrante da Filosofia Social, da Moral e da Ética.
2. Precursores da Teoria Econômica
• Antiguidade
Na Grécia Antiga, as primeiras referências a Economia aparecem no trabalho de Aristóteles, que aparentemente foi quem cunhou o termo Economia.
• Mercantilismo
Primeira escola econômica, o mercantilismo apesar de não representar um conjunto técnico homogêneo, tinha algumas preocupações sobre a acumulação de riquezas de uma nação. Continha alguns princípios de como fomentar o comercio exterior e entesourar riquezas.
• Fisiocracia
Os Fisiocratas sustentavam que a terra era a única fonte de riqueza e que havia uma ordem natural que fazia com que o universo fosse regido por leis naturais, absolutas, imutáveis e universais, desejadas pela Providencia Divina para a felicidade dos homens. Na verdade a fisiocracia surgiu como reação ao mercantilismo, pois a mesma surgiria que era desnecessária a regulamentação governamental, pois a Lei da natureza era suprema.
3. Teoria Neoclássica
O período neoclássico teve inicio na década de 1870 e desenvolveu-se até as primeiras décadas do século XX.
Os neoclássicos sedimentaram o raciocínio matemático explicito, inaugurado por Ricardo, procurando isolar os fatos econômicos de outros aspectos da realidade social.
O grande nome desse período foi Alfred Marshall. Nesse período a formalização da analise econômica evoluiu muito.
Através do estudo de funções ou curvas de utilidade e