estatística
Neste trabalho daremos início ao estudo da Estatística, a fim de compreender suas definições, conceitos e aplicações e sua importância na vida do Administrador.
Estatística
A palavra Estatística vem do latim Status (estado). Embora esteja associada ao crescimento e ao avanço tecnológico, há indícios que já existia na Babilônia, Egito e China, e nos livros do velho Testamento. Porém mesmo que a prática de coletar dados fosse conhecida, somente no século XVII, a Estatística passou a ser considerada autônoma por conta do uso de métodos para a coleta, resumo, organização, apresentação e análise de dado, se tornou fundamental para qualquer profissional em diversas áreas.
Na Administração, a Estatística, é de grande importância, pois o Administrador precisa atuar com planejamento e para tomar decisões. A utilização de números- índice se torna indispensável especialmente quando a moeda sofre desvalorização, quando o processo de desenvolvimento econômico acarreta mudanças contínuas nos hábitos dos consumidores. A direção de uma empresa exige de seu gestor a tarefa de tomar decisões, e a Estatística facilita o trabalho de organizar, dirigir e controlar a empresa ajuda também conhecer a realidade geográfica e social, os recursos naturais, humanos e financeiros, expectativas sobre a empresa e objetivos a serem alcançados a curto, médio e longo prazo.
Um exemplo é uma indústria de fundição do Norte Catarinense, que passou a aplicar o Controle Estatístico de Processo (CEP), com o objetivo de analisar a qualidade e a capacidade de produção da indústria, visando oportunidades de melhorias úteis dos operadores e responsáveis pelo monitoramento do processo na empresa. Realizaram análises estatísticas sobre dados fornecidos para estudo baseadas em informações transmitidas pela empresa, foram utilizados alguns dos principais gráficos de controle, como o gráfico de controle para observações individuais, o gráfico de amplitude móvel, o gráfico de média móvel