Estatística
A estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsidio ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados. Ela tem dois significados diferentes, embora relacionados. No sentido mais comum, significa um conjunto de dados numéricos. Em outro designa o ramo da matemática que analisa dados estatísticos.
População e Amostras
População se refere a todos os indivíduos ou a todos os objetos do grupo em que estamos interessados. Uma amostra é um conjunto de elementos extraídos da população
Aplicando a Estatística à Administração
Alguns exemplos de aplicação da estatística à administração
Uma firma que esta se preparando para lançar um novo produto precisa conhecer as preferências dos consumidores no mercado de interesse. Para isso, pode fazer uma pesquisa de mercado entrevistando um numero de residências escolhidas aleatoriamente. Poderá, então, usar os resultados para estimar as preferências de toda a população.
Um auditor deve verificar os livros de uma firma para se certificar de que os lançamentos refletem efetivamente a situação financeira da companhia. O auditor deve examinar pilhas de documentos originais, como notas de venda, ordens de compra e requisições. Seria um trabalho incalculável consultar todos os documentos originais em vez disso, o auditor pode verificar uma amostra de documentos escolhidos aleatoriamente e, com base nessa amostra, fazer inferências sobre tosa a população.
Antes de lançar um novo remédio no mercado, é necessário fazer várias experiências para garantir que o produto é seguro e eficaz. O melhor modo de testar um remédio consiste em tomar dois grupos tão semelhantes quanto possível, e nos dois grupos são diferentes. O grupo ao qual o remédio foi dado é chamado grupo experimental e o outro é o grupo de controle. Torna-se necessária a analise estatística para determinar se todas as diferenças observadas realmente foram causadas pelo remédio ou poderiam ter sido causadas por outros fatores.