Politica
A Guerra Mexicano-Americana também chamada de Batalha de Veracruz, ocorreu entre 1846 e 1848 nos estados do Texas, Novo México, parte da Califórnia, México oriental e Cidade do México. Esta guerra teve enormes conseqüências para o futuro das nações envolvidas. Como resultado, os Estados Unidos ampliou seu território cerca de um quarto, enquanto México perdeu aproximadamente metade do seu. Na época, a guerra foi objeto de grande controvérsia moral dentro dos Estados Unidos.
A guerra Mexicano-Americana teve duas causas principais:
Primeiro, o desejo dos EUA de expandir todo o continente norte-americano para o Oceano Pacífico causando conflitos com todos os seus vizinhos. No ano de 1845 o atual presidente, Polk, fez renascer uma idéia chamada Destino Manifesto. Essa idéia se resume basicamente em tentar expandir o território americano. O problema era que a maioria dessas áreas que os Estados Unidos pretendia ocupar já haviam sido habitadas.O "destino manifesto" não significou necessariamente expansão violenta. Em ambos os 1835 e 1845, os Estados Unidos ofereceram para comprar Califórnia do México, por US$ 5 milhões e US$ 25 milhões, respectivamente. O governo mexicano recusou a oportunidade de vender metade de seu país ao vizinho.
A segunda causa básica da guerra foi a Guerra de Independência do Texas.logo após o fim da guerra os Estados unidos anexou o estado a seu território mas o México não reconheceu a anexação e reivindicou a região, alegando que o Texas era um Estado mexicano rebelde. Mas apesar da forte pressão da opinião pública do México para guerra, de início não houve resistência armada à anexação.A guerra só começaria com a tentativa dos Estados Unidos de expandir as fronteiras do território anexado para além dos limites do antigo Departamento de Tejas mexicano. A disputa política transformou-se num conflito militar aberto quando um destacamento do Exército dos Estados Unidos da América, sob comando de Zachary Taylor, invadiu