Leis de newton
As transformações ocorridas a partir do Renascimento e o início da ciência moderna levaram a um grande questionamento sobre os critérios e métodos para aquisição do "conhecimento verdadeiro". Uma das funções da filosofia moderna passa a ser a de investigar em que medida o saber científico atinge o seu objetivo de gerar esse conhecimento. Há, inicialmente na filosofia, duas vertentes sobre a questão do conhecimento: o racionalismo e o empirismo.
Parece-nos que o grande mérito de Galileu foi o de contribuir para abalar os "inquestionáveis" conceitos dos que o precederam, aliando em sua prática na criação do conhecimento um certo empirismo - e aí inovou até na forma de observar a natureza - e racionalismo, ao reconhecer a exigência de rigor matemático na análise do observado. Abrindo caminho para o grande marco na ciência moderna, que foi a criação da mecânica newtoniana.
2) Quais foram os principais pensadores destas correntes filosóficas? Faça uma breve descrição de cada um deles.
René Descartes (1596 -1650) é um dos grandes pensadores racionalistas e recomendava: "nunca devemos nos deixar persuadir senão pela evidência da razão.". (La Haye en Touraine, 31 de março de 1596 - Estocolmo, 11 de fevereiro de 1650) foi um filósofo, físico e matemático francês. Durante a Idade Moderna também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius. Notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, ele foi uma das figuras-chave na Revolução Científica.
John Locke (Wringtown, 29 de agosto de 1632 – Harlow, 28 de outubro de 1704) foi um filósofo inglês e ideólogo do