Reciclagem
Usinas de reciclagem e compostagem e a sua viabilidade econômica
neider baptista dos santos filho emerson rodrigues SANTOS
Nova lima abril 2007
resumo
Os resíduos decorrentes da atividade de consumo devem ser depositados em aterros adequados sanitariamente para este fim, mas no Brasil e outros países em desenvolvimento acabam sendo lançados aleatoriamente sobre o solo natural, conduzindo assim à formação de enormes focos de contaminação.
A contaminação do solo por substâncias químicas advindas da decomposição do lixo é uma das externalidade mais comuns da má disposição do lixo. O chorume é o líquido que escoa para o solo, composto por uma grande quantidade de substâncias químicas provenientes da degradação dos resíduos, podendo atingir as águas subterrâneas e poluir todo o subsolo de uma região. Assim, a busca de soluções para o problema dos resíduos sólidos tem-se constituído num enorme empreendimento, sobretudo no que diz respeito à poluição dos solos e dos recursos hídricos do planeta.
A reciclagem constitui uma das melhores alternativas para a diminuição da disposição de lixo e das externalidades advindas dessa atividade.
A compostagem é o processo de transformação de materiais grosseiros, em materiais orgânicos utilizáveis na agricultura. Este processo envolve transformações extremamente complexas de natureza bioquímica, promovida por milhões de microorganismos do solo que têm na matéria orgânica innatura sua fonte de energias, nutrientes minerais e carbono.
1. INTRODUÇÃO
Qualquer atividade humana é por natureza geradora de resíduos, nos últimos anos tem-se verificado um aumento acentuado da produção de resíduos sólidos, devido a uma vida exageradamente consumista, fruto do avanço