estatística
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1- As representações gráficas são vistas tanto como um recurso formal da matemática como um instrumento de apresentação de informações que se utilizam da matemática. O contexto específico do surgimento dos chamados gráficos estatísticos, que tratam dos mais variados assuntos, foi permeado por motivações sociais específicas, associadas a uma perspectiva pragmática de se informar pessoas muito ocupadas.
Ao longo da história, diversos outros contextos de utilização dos gráficos emergiram. Na sociedade contemporânea os gráficos continuam sendo utilizados para o tratamento das mais variadas informações, sendo cotidianamente veiculados pelos meios de comunicação de massa que atingem um público heterogêneo. Entretanto, no âmbito dos contextos jornalísticos da mídia impressa constata-se a presença de gráficos que são freqüentemente trabalhados através de modernas técnicas de computação.
Quando inseridos no contexto de determinada reportagem, o gráfico pode constituir-se num instrumento das intenções de quem organiza as informações, seja para encobrir ou realçar determinados aspectos da notícia. (MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira. Interpretação de Gráficos: Atividade social e conteúdo de ensino. Disponível em http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_22/carlos.pdf. Pesquisa em 04/06/2010).
Este recorte destaca, do ponto de vista do autor, a importância e a prática de utilização de gráficos, suas propriedades e riscos.
Dessa forma, procure gráficos em jornais, revistas, cartazes, internet, recorte-os e a partir da observação de cada um deles identifique as variáveis, classificação das variáveis, tendências (quando for o caso) valor maior e menor ou proporção, etc. Apresente a