Atuação em Psicooncologia
Turma: 6
Tutor(a): Patricia Campos
Disciplina: Atuação em Psico-oncologia
Unidade: 2
Aluno/Grupo: Tania Mara Gomes Cavalcanti de Araujo
Atividade: 2
Resposta:
O acompanhamento do paciente com câncer envolve um modelo biopsicossocial para a melhora a compreensão da etiologia da doença, seus processos, suas consequências e trabalho de equipe, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida , a assistência à família e aos profissionais de saúde.
Essa atuação inicia-se desde a investigação e diagnóstico até a reabilitação, incluindo os profissionais da especialidade de Cuidados Paliativos. Desta forma, se apresentam diversas áreas de atuação do Psico-oncologista, dentre as quais destacaremos:
1- Prevenção: é abordada em três fases: Primária que se refere à promoção e educação em saúde, quando não existem outros problemas de saúde; Secundária referente à existência de uma demanda e o profissional atua nos prováveis efeitos adversos e Terceária referente àqueles onde já existem outras doenças instaladas e o profissional atua para minimizar o sofrimento. Considerando esses aspectos teremos os seguintes objetivos:
- Conscientizar a população sobre a importância da melhoria dos hábitos alimentares e a inclusão da atividade física;
-Auxiliar na identificação dos níveis de estresse e de que forma está interferindo na qualidade de vida;
- Promover campanhas de prevenção e informação sobre a doença, esclarecendo sobre a importância de sua participação como agente transformador.
Esse trabalho pode ser desenvolvido através de palestras informativas e grupos operativos com o objetivo de atingir o maior número de pessoas.
2- Junto ao paciente oncológico: pode ser realizado através de atendimento individual e/ou interconsulta , com os objetivos de :
- Apoio no momento do diagnóstico;
- Fornecer esclarecimentos sobre a doença, tratamentos, efeitos e como lidar com sua nova condição;
-Auxiliar no enfretamento com a doença utilizando