Estatística aplicada Resumo
2°semestre de Gestão Financeira
Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP)
A indústria de fundição do Norte Catarinense é uma empresa fornecedora de produtos automotivos, que devido a grande competitividade do mercado, procura por melhorias para acompanhar a grande exigência de seus clientes. Um dos produtos produzidos pela empresa é um bloco de motor para caminhões a diesel. Onde se é medida a qualidade da peça como: resistência e dureza.
Para se fazer a inspeção foi feita a coleta de forma unitária, pelo fato do mesmo ser de difícil manuseio, pois são de grandes dimensões, e após a sua fundição tem que se esperar pelo tempo necessário para seu resfriamento, por isso não são inspecionados todos, porém se pega o primeiro bloco de cada lote e o faz passar por uma inspeção, onde se determina sua qualidade, ou seja: se ele estiver dentro dos padrões aceitáveis e aceitar os valores impostos ao produto, o lote é aceito, porém se não estiver dentro dos conformes entende-se que exista algum problema com os corpos de ensaio, dessa forma são feitas analises com outras amostras do mesmo lote.
E para verificar a qualidade dos produtos, foi realizado um teste em um bloco de motor para caminhões a diesel que é considerado como estratégico no mercado, um dos aspectos que foi utilizado para medir sua qualidade foi o grau de resistência à tração, tendo como unidade de medida o Mega Pascal (Mpa). Para a realização deste teste é necessário que se corte o bloco para que seja feita uma coleta no corpo de prova que serão usinados e em seguida submetidos a um ensaio de tração com limite mínimo de especificação de 230 Mpa, este processo deve ser feito de forma unitária. Este processo de inspeção se dá sempre com o primeiro bloco do lote que é produzido, se sua propriedade de dureza respeitar o valor crítico o lote é aceito, caso contrário segue-se um procedimento que admite a existência de problemas com o