Estatistica Aplicada Resumo 01
RESUMO
01
Estatística - Conceitos Fundamentais
1.1 INTRODUÇÃO
Quando você é pesquisado sobre em qual candidato irá votar na próxima eleição, quando responde o censo do IBGE, quando calcula a média de gols da rodada do campeonato brasileiro, quando lê uma reportagem sobre o índice de popularidade do presidente da república, quando observa os índices de desemprego, os índices de audiência de um programa de televisão, o grau de satisfação dos proprietários de determinada marca de veículo ou a marca de cerveja mais vendida no Brasil, de alguma forma você esta fazendo parte ou utilizando a estatística. A estatística está presente em muitas atividades que afetam diretamente a nossa vida. Por exemplo:
A análise de problemas de tráfego;
O estudo dos efeitos de vários remédios;
Controle de qualidade de produtos;
A avaliação de técnicas de ensino;
A análise do comportamento;
O estudo de dietas, etc.
Para H. G. Hells, autor de clássicos da ficção científica como A Guerra dos Mundos, “ o pensamento
estatístico ainda será, para o pleno exercício da cidadania, tão importante quanto às habilidades de ler e escrever”. O campo de aplicação da estatística tem-se ampliado consideravelmente. Uma das razões é a crescente utilização da estatística em diversos setores, tais como: agricultura, educação, política, engenharia, psicologia, economia e administração. Outra razão que levou o desenvolvimento da estatística nos últimos anos é a evolução tecnológica que facilitou a nossa capacidade de lidar com informações.
No moderno ambiente administrativo dispomos de uma vasta quantidade de informação estatística. Com a globalização do mercado tornou-se ainda mais necessário tomar decisões rápidas e na medida do possível seguras, e o pensamento estatístico baseia-se em fatos, em dados e não em “achismos”. Estudos estatísticos são realizados para auxiliar na tomada de decisão ou avaliar uma determinada