Resumo de estatística aplicada ao Serviço Social
ESTATÍSTICA é método cientifico que permite organizar dados, analisá-los e tomar decisões em condições de incerteza. A coleta, a organização, a descrição dos dados, o cálculo e a interpretação de coeficientes pertencem à ESTATÍSTICA DESCRITIVA enquanto a análise e a interpretação dos dados, associado a uma margem de incerteza, ficam a cargo da ESTATÍSTICA INDUTIVA ou INFERENCIAL, também chamada como medida da incerteza ou métodos que se fundamentam na teoria da probabilidade.
POPULAÇÃO é um conjunto de elementos com uma característica comum. O termo é mais amplo no senso comum, pois envolve aglomerado de pessoas, objetos ou mesmo ideias. Exemplo: todos os alunos de uma faculdade.
AMOSTRA são subconjuntos da população que conservam, portanto, a característica comum da população é retirada por técnicas adequadas, chamadas de amostragem. Exemplo 50 alunos de uma faculdade. TABELA é um quadro que resume um conjunto de dados dispostos segundo linhas e colunas de maneira sistemática.
COMPONENTES DE UMA TABELA - Título é o conjunto de informações localizado no topo da tabela
CORPO é o conjunto de linhas e colunas que contém informações sobre a variável em estudo.
CABEÇALHO parte superior que especifica o conteúdo das colunas.
COLUNA indicadora especifica o conteúdo das linhas.
TABELA DE DUPLA ENTRADA OU SÉRIES CONJUGADAS
É sua usada quando temos a necessidade de apresentar em uma única tabela, a variação de valores de mais de uma variável.