Estatitística
1.INTRODUÇÃO
2.INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA. UMA VISÃO GERAL DA ESTATÍSTICA
3.PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS
3.1 AMOSTRAGEM
4.RELATÓRIO DA PESQUISA
4.1TABELA DE CAFÉS
5.GRAFICOS E REPRESENTAÇÕES/ MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
7.CONCLUSÃO
1. Introdução
Este trabalho tem como objetivo o estudo da utilização da estatística na gestão das empresas. Mostrando suas áreas de aplicação, tipos de amostragens e sua utilização dentro da estatística. Chamamos de estatística o conjunto de processos, métodos e técnicas utilizados para descrever uma determinada situação, representada por uma coleção de dados numéricos cuja organização permite um melhor conhecimento de seu significado e do fenômeno mostrado. Nos últimos anos a competição entre as empresas se tornou muito acirrada, houve uma significativa abertura da economia e é neste contexto que a estatística ganha fundamental importância. As empresas precisam manter-se competitivas, é necessário tomar decisões acertadas, com o menor risco possível, e com maior rentabilidade. A estatística pode contribuir no processo dessas decisões que está tão competitivo.
Na segunda etapa de nosso trabalho mostramos a amostragem estatística, explicamos alguns exemplos de amostragem, e no final realizamos uma pesquisa com pacotes de café, que realizamos em uma rede de supermercado, próximo aos nossos serviços.
Toda a pesagem do café foi realizada com uma balança eletrônica.
2.Introdução à estatística. Uma visão geral da estatística
A Estatística é um segmento da matemática aplicada surgida nas questões de estado e governo. Daí o nome Estatística ser originário do termo latino status. Situações ocasionais como número de habitantes, quantidade de óbitos e nascimentos, quantidades produzidas e quantitativos das riquezas formaram os primórdios dos problemas que deram início ao pensamento estatístico. (JUNIOR, 2001, p. 36).
Nos dias atuais em nossa sociedade moderna instauraram