Estatistica
Relatório de Avaliação de Imóveis
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da cadeira de Estatística para Economia e Gestão e visa responder à questão colocado por muitos compradores, vendedores “Qual o preço esperado desta casa?”.
Este projecto visa estimar o preço de venda dos apartamentos na cidade do Porto, através do modelo de regressão linear múltipla.
Para uma avaliação mais precisa do preço de venda dos apartamentos, focámo-nos numa base de dados online, Imovirtual, de onde foram extraídas amostras simples e aleatórias que serão ao longo deste relatório analisadas segundo o método aplicado pela cadeira de Estatística.
Metodologia
Para estimar o preço dos apartamentos, no Porto, inicialmente recolhemos uma amostra simples aleatória, da Imovirtual.
Tendo em conta um limite mínimo de 30 casas, a nossa amostra contém 40 apartamentos de modo a garantir um modelo mais eficaz. Destes 40 apartamentos selecionamos as seguintes características (possíveis variáveis explicativas do preço) - tipologia, área, cozinha equipada, garagem, número de casas de banho, piscina e condomínio. De salientar que durante o processo de avaliação algumas características foram excluídas, razão que será explicada adiante.
Após a amostra ter sido recolhida, utilizámos as ferramentas necessárias do Excel para estimar o modelo de regressão linear múltipla. No primeiro passo, eliminámos as variáveis que rejeitavam a hipótese nula H0: βi = 0 (para um alfa de 5% logo p-value superior a 5%)1. Isto sucessivamente até que todas as variáveis fossem estatisticamente significativas.
Definição inicial de Variáveis
Relativamente à definição inicial de variáveis, definimos como variáveis contínuas, o Preço e a Área, pois são variáveis que podem tomar qualquer valor numérico em um determinado intervalo. Relativamente à Tipologia e WC assumimos como variáveis discretas pois são variáveis em que os valores podem ser contados (conjuntos