EXERCICIOS ENERGIA MEC NICA
1-Uma bola de massa m, presa a uma corda ideal de comprimento , é largada quando a corda está na horizontal.
Ao atingir a parte mais baixa de sua trajetória, a bola colide elasticamente com um bloco de massa igual a 5 m, em repouso sobre uma superfície lisa. Determine: a) as velocidades da bola e do bloco logo após a colisão; b) a altura que a bola sobe, depois do choque, em relação ao plano horizontal.
2-Um projétil de 40 g é lançado horizontalmente contra um bloco de madeira de 20 kg, em repouso sobre uma superfície horizontal, cujo coeficiente de atrito cinético com o bloco é 0,2. A bala penetra no bloco e fica nele encravada. O conjunto desloca-se 1,0 m. Calcule o módulo da velocidade da bala.
3-Duas esferas, presas a cordas ideais de comprimento, estão inicialmente posicionadas como mostra a figura.
Quando o pêndulo de massa m é solto, colide com o de massa 2m, ficando nele grudado. Obtenha a altura que o centro de massa do sistema sobe após a colisão.
4-Determine a menor velocidade que a massa m deve ter no ponto A da figura para que o fio atinja a posição vertical (ponto B). Considere o fio ideal.
5-Um trilho tem a forma mostrada na figura. Um bloco de 1 kg, partindo do repouso do ponto P, desliza ao longo da pista. O coeficiente de atrito cinético entre o bloco e a parte plana é 0,2, mas as partes curvas têm atrito desprezível. Obtenha: a) a altura máxima y que o bloco subirá na pista curva à direita; b) a posição em que o bloco irá parar definitivamente.
6-Um bloco de massa m é solto em um ponto (P) de um trilho liso vertical e desliza por ele. Determine de que altura h o bloco deve cair para que a força que o trilho exerce sobre ele, no ponto S, seja igual ao seu peso.
7-Uma criança de 30 kg, partindo do repouso, escorrega em um tobogã de 5 m de altura. Ela chega à base deste com velocidade de 8 m/s. Determine o trabalho feito pela força de atrito ao longo da sua trajetória.
8-Um corpo de 2 kg é empurrado para