Estatistica
Variável: é a característica que vai ser observada, medida ou contada nos elementos da população ou da amostra e que pode variar, ou seja, assumir um valor diferente de elemento para elemento. Não basta identificar a variável a ser trabalhada, é necessário fazer-se distinção entre os tipos de variáveis:
Variável qualitativa: é uma variável que assume como possíveis valores, atributos ou qualidades. Também são denominadas variáveis categóricas.
Variável quantitativa: é uma variável que assume como possíveis valores, números.
Cada uma dessas variáveis pode ser sub-classificada em:
Variável qualitativa nominal: é uma variável que assume como possíveis valores, atributos ou qualidades e estes não apresentam uma ordem natural de ocorrência.
Exemplo 01: meios de informação utilizados pelos alunos da disciplina Inferência Estatística do curso de Estatística da UEM: televisão, revista, internet, jornal.
Variável qualitativa ordinal: é uma variável que assume como possíveis valores atributos ou qualidades e estes apresentam uma ordem natural de ocorrência.
Exemplo 02: estado civil dos alunos da disciplina Inferência Estatística do curso de Estatística da UEM: solteiro, casado, separado.
Variável quantitativa discreta: é uma variável que assume como possíveis valores números, em geral inteiros, formando um conjunto finito ou enumerável.
Exemplo 03: número de reprovas, por disciplina, dos alunos da disciplina Inferência Estatística do curso de Estatística da UEM: 0, 1, 2, .....
Variável quantitativa contínua: é uma variável que assume como possíveis valores números, em intervalos da reta real e, em geral, resultantes de mensurações.
Exemplo 04: peso (quilogramas) dos alunos da disciplina Inferência Estatística do curso de
Estatística da UEM: 58, 59, 63..
TABELA SIMPLES
Quanto à classificação,