Estatistica
Estatística é a parte da ciência responsável pela coleta, organização e interpretação de dados experimentais e pela extrapolação dos resultados da amostra para a população.
População e amostra
Toda pesquisa estatística precisa atender a um público alvo, recebendo o nome de “população”, que apresentam características próprias, por exemplo: os usuários de um plano de saúde, os membros de uma equipe de futebol, os funcionários de uma empresa, e várias situações que envolvem um grupo geral de elementos também podendo ser um conjunto de objetos ou informações. .É com base nesse público alvo que os dados serão coletados e analisados de acordo com o princípio da pesquisa. Na estatística, a população é classificada como finita e infinita.
Variáveis-qntitativas,qualitativas,
Quando se faz uma pesquisa, existem algumas características de interesse na população. Por exemplo, se queremos estudar o índice de massa corporal (IMC) de alunos do ensino médio de uma cidade, toma-se uma amostra dessa população, e mede-se a altura e o peso de cada aluno. Nesse caso, o peso e a altura desses alunos são as variáveis de interesse.
Variável quantitativa é aquela que mede quantidade, por exemplo, idade, altura, preço, quantidade de vendas etc.
Variável qualitativa é aquela que mede uma qualidade do indivíduo e pode ser separada em categorias, por exemplo, sexo; nível de escolaridade; satisfação; e assim por diante.
Dentro de cada classe dessas variáveis há ainda a possibilidade de mais uma separação, dividindo as variáveis quantitativas em quantitativa discreta ou quantitativa contínua.
Frequência-absoluta,relativa
A coleta de dados em uma pesquisa tem por objetivo analisar determinada situação,e estas devem ser organizadas em tabelas para se ter um melhor entendimento das diferentes opções de respostas
. A frequência absoluta registra exatamente a quantidade de vezes que determinada realização ocorreu, já a frequência