Estatistica
INTRODUÇÃO 3
ETAPA 1 – PASSO 1 4
ETAPA 1 – PASSO 3 4
HISTOGRAMA 5
POLÍGONO DE FREQUÊNCIA 6
A OGIVA 7
ETAPA 1 – PASSO 4 8
RELATÓRIO 1 - INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA DESCRITIVA 8
ETAPA 2 – PASSO 1 9
ETAPA 2 – PASSO 2 E 3 9
ETAPA 2 – PASSO 4 12
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
INTRODUÇÃO
A Estatística pertence ao ramo da matemática aplicada, em que desde a antiguidade, vários povos já registraram o número de habitantes, de nascimentos de óbitos, como forma de se obter dados, e assim trabalhar os números tendo um resultado espelhado nos acontecimentos.
A Estatística hoje consiste num metodologia científica para obtenção, organização e análise de dados, oriundos das mais variadas áreas das ciências experimentais, cujo objetivo principal é auxiliar a tomada de decisões em situações de incerteza.
O trabalho a ser elaborado pelo grupo serve para colocar em prática o que foi aprendido em sala de aula, com base em pesquisas diversas, facilitando assim o aprendizado de forma naturalmente.
Etapa 1 – Passo 1.
A Estatística Descritiva é o conjunto de métodos para organização, apresentação e descrição de dados representativos do comportamento de uma variável, onde se utilizam tabelas, gráficos e medidas que resumem a distribuição desta variável. A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação evoluiu e esta coleta de dados representa somente um dos aspectos da estatística. No século 19, o desenvolvimento do cálculo de probabilidade e outras metodologias matemáticas, tais como a técnica de mínimos quadrados, foram fundamentais para o desenvolvimento da Estatística. Somente no século 20 a estatística desenvolve-se como uma área específica do conhecimento a partir do desenvolvimento da inferência estatística; uma metodologia baseada em probabilidade que tem ampla aplicação nas ciências