cuba haiti revolucoes
O Haiti.
Ocupa parte ocidental da ilha que foi chamada de Hispaniola pelos espanhóis. Hoje essa ilha é dividida entre o Haiti e a República Dominicana. A ilha foi passada a França em 1697 pelo de Tratado de Ryswick. Em 1804, uma revolução popular tornou o país o primeiro da América Latina a ser tornar independente. O Haiti fez uma revolução nos moldes da revolução francesa, mas não conseguiu dar caráter popular permanente, acabou ficando submetido a estrutura política imposta pela elite. Que o tornou um grande centro produtor de açucar explorando a mão-de-obra da população local.
Ocupado pelos Estados Unidos nas primeiras décadas do século XX, passou, após a segunda guerra mundial, por vários períodos de ditadura. Em 2004 a ONU é chamada a intervir no país, onde as tropas brasileiras exercem um papel de liderança até os dias de hoje. Um terremoto no Haiti no início deste ano praticamente acabou de desestruturar a economia do país, que agora vive uma dura reconstrução. É considerado o país mais pobre do Continente Americano.
Dados.
Área - 27.750 Km²;
População - 10.032.619;
PIB - 5.869 milhões de dólares;
IDH - 0,532;
Taxa de alfabetização - 62,1%.
Cuba.
Semelhante ao Haiti, Cuba também teve em seu comando uma elite que usava os recursos naturais do país para seu benefício, em especial a produção de açucar. Foi dominada pelos Estados Unidos por um curto período (1898-1902), depois instaurou-se no país um governo pró Estados Unidos que fixou no território cubano a base naval de Guantânamo, mantida até hoje.
Cuba teve um relativo sucesso numa revolução socialista em 1959. A revolução foi comandada por Fidel Castro e Che Guevara que instauraram no país um regime econômico de economia planificada sob comando do