estatistica
Método experimental – Consiste em manter constante todas as causas (fatores), menos uma, e variar esta causa de modo que o pesquisador possa descobrir seus efeitos, caso existam. Ex: Física, Química etc...
Método Estatístico - Diante da impossibilidade de manter as causas constantes, admite tomadas essas causas presentes variando-as, registrando essas variações e procurando determinar, no resultado final, que influências cabem a cada uma delas. Ex: método mais utilizado pelas ciências socais.
Estatística
A Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.
A coleta, a organização e a descrição dos dados fazem parte da Estatística Descritiva, enquanto a análise e a interpretação desses dados ficam a cargo da Estatística Indutiva ou Inferencial.
Em geral, as pessoas, quando se referem ao termo estatística, o fazem no sentido de organização e descrição dos dados, desconhecendo que o aspecto essencial da Estatística é o de proporcionar métodos inferenciais, que permitam conclusões que transcedam os dados obtidos inicialmente.
Fases do trabalho Estatístico
O trabalho estatístico é um método científico, que consiste das cinco etapas básicas seguintes:
1- Coleta e crítica de dados
2- Tratamento dos dados
3- Apresentação dos dados
4- Análise e interpretação dos resultados
5- Conclusão
Vamos a primeira fase de um processo estatístico. Imagine que você foi o encarregado para fazer uma pesquisa sobre a altura dos alunos da Estácio. Como são muitos alunos, você decidiu realizar uma pesquisa com apenas 40 alunos. Suponhamos termos feito uma coleta de dados relativos as estaturas de quarenta alunos, que compõem uma amostra dos alunos da Estácio, resultando a seguinte tabela de valores:
Obviamente, quando você começa a sua pesquisa, os seus dados não estão organizados. A esses dados