estatistica
Conceitos introdutórios de Estatística Descritiva
Estatística é um conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos que originou - se com a coleta e construção de dados para os governos. Uma ciência que se ocupa da recolha, organização e análise de informação com a finalidade de examinar um conjunto limitado de informações para a tomada de decisão.
Estatística descritiva é a etapa inicial da análise utilizada para descrever e resumir os dados.
A disponibilidade de uma grande quantidade de dados e de métodos computacionais muito eficientes revigorou está área da estatística.
Conceitos fundamentais e definições
População: A coleção de todos os possíveis elementos, objetos ou medidas de interesse, podem ser animados ou inanimados.
Amostra: Subconjunto de elementos de uma população. Este subconjunto deve ter dimensão menor que o da população e seus elementos devem ser representativos da população. A seleção dos elementos que irão compor a amostra pode ser feita de várias maneiras e irá depender do conhecimento que se tem da população e da quantidade de recursos disponível.
A estatística inferencial é a área que trata e apresenta a metodologia de amostragem.
E tratando –se de conjuntos- subconjuntos, estes podem ser:
Finitos: Possuem um número limitado de elementos.
Infinitos: Possuem um número ilimitado de elementos.
Parâmetro: Característica numérica (resultado) para toda uma população.
Estimador: Analise numérica estabelecida para uma amostra.
Censo: É um levantamento estatístico (pesquisa) que abrange todos os elementos de uma população. Amostragem: O processo de escolha de uma amostra da população é denominado de amostragem. Probabilidade: Permite descrever os fenômenos aleatórios, ou seja, aqueles em que está presente a incerteza.
Variável: característica comum aos elementos da população (cujo valor pode ser diferente de elemento para elemento).