estatistica
GRUPO: CRISTIANE DE AVILA DA ROCHA, ISABEL CRISTINA CHRIST, KELY HILLIG BRANCO, MARCELO SCHNORR
INTRODUÇÃO
A Raetec é uma empresa que oferece serviços de segurança, monitoramento, vigilância, portaria, instalações e manutenções de alarmes e câmeras. Quando se trabalha com este tipo de segmento é de fundamental preocupação da empresa que o equipamento oferecido não falhe em uma hora de emergência, por isso a empresa Raetec procura sempre melhorar e aperfeiçoar seu serviço de manutenção. Mas é evidente que as chamadas Ordens de Serviço (OS) ou manutenções, demandam um tempo de atendimento e custos que poderiam ser diminuídos se a empresa conseguisse descobrir a fonte dos principais defeitos e pudesse então trabalhar em cima de ações preventivas.
O presente trabalho consiste na análise de uma base de dados com informações das fichas preenchidas por técnicos da empresa Raetec após cada chamado de manutenção durante um mês inteiro. Os resultados obtidos com o relatório em questão poderão ser fundamentais para encontrarmos de onde surgem os principais defeitos, ajudando assim a empresa Raetec a diminuir os números das solicitações de manutenção.
POPULAÇÃO DE ESTUDO
A população de estudo neste caso são os clientes que abriram chamados de manutenção para a empresa Raetec. A empresa está situada em São Sebastião do Caí e possui filial em Montenegro e estas duas também atendem outras cidades conforme a proximidade. A análise foi realizada no mês de março de 2014.
AMOSTRA
Para a amostra foram consideradas informações do bando de dados da empresa, coletadas diretamente do seu sistema de gerenciamento. Foram consideradas todas as ordens de serviço abertas pelo cliente durante o mês de março, seja através de ligação telefônica, e-mail ou contato direto. O registro de defeito é informado pelo cliente na hora da solicitação e as demais informações retornam através da ficha de